A importância da proteção UV nos óculos

A importância da proteção UV nos óculos

Os malefícios deste vilão são maiores do que você pensa e ele não ataca apenas no verão

É comum a gente se preocupar com as radiações solares apenas na época do verão, né?
Porém, durante todo o ano, é importante ficar de olho e tomar muito cuidado.

Tanto quanto a pele ou cabelos, os olhos também precisam de uma atenção especial. É aí que entram os famosos óculos escuros, ou de sol!

Na hora de escolher seus óculos, além do modelo que mais combina com seu rosto - que já falamos sobre os formatos de rosto aqui, lembra? - alguns outros pontos precisam ser levados em contam como qualidade durabilidade, qualidade das lentes e, claro, se tem proteção UV.

Sem dúvidas, estes pontos são de extrema importância, pois um par de óculos de má qualidade pode sair caro, não só para seu bolso, mas principalmente para sua visão.
Isso devido ao fato de os óculos serem os principais acessórios que protegem os olhos dos raios UV.
A importância da proteção UV nos óculos

Raios UV: o que são?

Os raios ultravioletas – UV – são uma radiação que vem do sol e que é essencial para preservação do calor e da existência da vida na Terra.

Devido aos buracos na camada de ozônio – barreira natural para essa radiação – as pessoas passaram a ficar cada vez mais expostos aos raios UV, o que causa desde queimaduras e até mesmo câncer de pele.

Os raios ultravioletas se subdividem em três: UVA, UVB e UVC. Este último é totalmente filtrado pela camada de ozônio, porém, os dois primeiros atingem a atmosfera e são responsáveis por danos na nossa pele.

Óculos com proteção UV: como eles agem?

OK! Já sabemos o quanto é importante proteger a pele, através do uso do protetor solar.
Mas o que muitas vezes fica esquecido é que os olhos também precisam de proteção. Com o uso dos óculos de sol, é comum que a pupila se dilate devido à penumbra gerada por ele.
E é aí que os raios UV entram, alcançando o tecido da retina e causando dano celular cumulativo e irreversível.

Isso causa doenças como cataratas e até mesmo alterações na retina – estrutura responsável pela formação da imagem que será enviada ao cérebro.

Isso já justifica a importância de se ter óculos com lentes que protegem seus olhos dos raios UV.
A importância da proteção UV nos óculos
Os fatores de proteção solar presentes nos óculos de sol de qualidade ajudam a reduzir a quantidade e intensidade de radiação que penetra nos tecidos oculares. Viu só? Na LOVE MONEY loja de óculos todos os produtos possuem proteção UVA e UVB.