Como saber se um óculos tem proteção UV?


Não só em dias ensolarados, mas também em tempo nublado, a proteção UV é fundamental para evitar danos à visão. Entretanto, como saber se os óculos que você usa de fato protegem seus olhos da radiação?


como-saber-se-um-oculos-tem-protecao-uv-1

Lentes de qualidade bloqueiam raios UVB e também de 99% a 100% dos raios UVA. Por outro lado, lentes sem proteção certificada podem causar ainda mais danos aos olhos já que, por serem escuras, dilatam as pupilas deixando entrar ainda mais raios que prejudicam a retina e o cristalino.

como-saber-se-um-oculos-tem-protecao-uv-2

Ok, agora vamos a pergunta principal: como saber se um óculos tem proteção UV?
Uma boa medida é saber a procedência dos óculos. Se for comprado na LOVE MONEY, por exemplo, a preocupação com a qualidade não deve ser um problema. Entretanto, se esse não é o caso ou se o acessório foi um presente, a única maneira de verificar a proteção UV é através de um equipamento denominado lensômetro, normalmente presente nos laboratórios das óticas. É o resultado do teste desse aparelho que vai demonstrar se as lentes protegem ou não os olhos. Se ele indicar “UV 400” significa que as lentes dos óculos de sol oferecem máxima proteção contra a radiação UVA e UVB.